sexta-feira, 31 de julho de 2009

RESENHA DO FILME SAINDO DO ARMÁRIO E SUGESTÕES DIDÁTICAS

Projeto em Cena: Educar para uma Consciência de Gênero Inclusiva

Ana Paula dos Santos Silva
Universidade Federal da Paraíba
paulinha.ufpb@hotmail.com

Resenha do filme Saindo do Armário

Sinopse:

"Get Real" é um filme britânico sobre sexualidade na adolescência e suas implicações para a escola. O filme conta a história de Steven, um jovem homossexual que descobriu que era gay aos onze anos quando estava olhando fotos de mulheres peladas com outros garotos. Ele, mesmo aceitando a própria sexualidade, vive conflitos por conta da homofobia reinante em sua escola e em sua família. Por sua vez, Johnny (Brad Gorton) é um atleta admirado por todos e o rapaz mais bonito da turma , que namora a menina mais linda da cidade: na verdade ele também é homossexual mas recusa a própria sexualidade, tanto que não consegue assumir a sua relação com Steven. Inteligente, o filme consegue explorar questões delicadas e ainda sim sair-se brilhantemente bem. De fato, o filme inteiro é bastante astuto, com diálogo habilidoso na exploração dos conflitos sofridos em uma fase conturbada na vida de muitas pessoas: a adolescência. O grande momento de revelação de "Get Real" é quando Steve, diante dos professores, pais e colegas, assume a sua sexualidade num evento em que recebia um prêmio por um artigo escrito na revista da sua escola. Ironicamente, a mesma revista censurou um outro artigo que ele havia enviado anonimamente, falando da realidade de crescer sendo homossexual. Na hora do discurso, ele fala francamente, convencendo a muitos que se sentiam desconfortáveis acerca dos direitos de colegas homossexuais, como Steve.

Comentário:

O filme conta a história de Steven, um garoto que no início da sua adolescência (aos onze anos) já havia descoberto sua orientação sexual, fato este incomum entre adolescentes, pois é nesta fase que os adolescentes ainda estão formando sua personalidade, ao mesmo tempo em que descobrem por sua orientação sexual. A mesma situação, por sua vez, pode não acontecer com outros jovens, como mostrado no filme, o caso de Johnny, um jovem que se sente confuso em relação a sua sexualidade, vivenciando um caso com um homossexual, passando a viver constates conflito consigo mesmo.

O filme retrata uma é época em que na Grã-Bretanha a maioridade legal/sexual para homossexuais era cinco anos maior que para heterossexuais. A legislação denominada "Seção 28" proibia as escolas e as autoridades locais de apresentarem relações homossexuais como uma forma de vida familiar aceitável por este motivo, na trama, a escola não aceita publicar o artigo que Steven escreve com o tema da homossexualidade. Além disso, por haver essa ilegalidade Steven passa a se encontrar com seus parceiros sexuais em um banheiro público.

O filme aborda a questão da homossexualidade de forma clara, apontando dramas reais da vida de uma parcela da sociedade que, muitas vezes, se sente obrigada a se esconder por medo de serem vítimas da homofobia. Essa é uma realidade bastante comum presente na escola e na sociedade.

A homofobia é a manifestação de preconceito, discriminação, aversão, hostilidade, exclusão e violência contra pessoas de orientação homoerótica, gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, assim como todas as pessoas (inclusive heterossexuais) cujas expressões de masculinidade e feminilidade não se enquadram no padrão heterossexual e nos papéis de gênero.

A homofobia é resultante da heteronormatividade e do heterossexismo, e é uma forma de violência de gênero (CARVALHO; ANDRADE; MENEZES, 2009).
Sugestão didática para os professores

Apresentação do vídeo para turma; após, debater com os alunos as seguintes questões:

a) De que maneira o filme aborda a questão da homofobia?
b) Ao analisar a trama do filme “Saindo do Armário”, por que dois homossexuais lidam de maneiras diferentes em relação à sua orientação sexual?
c) Em sua opinião, em relação à homofobia, qual o papel da escola, da família e da sociedade?
d) Qual a relação entre homofobia e papeis de gênero?
e) Qual a relação que você verifica entre o título do filme “Saindo do armário” e a realidade vivida por Steven?
f) Durante a sua trajetória profissional na escola você já vivenciou ou presenciou algum episódio de Homofobia?

Solicitar aos alunos que selecionem cenas do filme relacionando-as com outros temas vinculados com a homofobia, tais como: sexualidade, preconceito, desigualdade, liberdade, respeito etc
OBS: Após a análise individual dessas temáticas pelos alunos é interessante a socialização dessas reflexões com toda a turma, pois essa prática ajudará o aluno a defender seus pontos de vista, ajudando-os a torná-los pessoas mais críticas em relação à questão da homofobia

Indicações bibliográficas

BORGES, Zulmira Newlands; MEYER, Dagmar Estermann .Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia.In Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 58, p. 59-76, jan./mar. 2008.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Gênero e Diversidade Sexual: um glossário. João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Equidade de Gênero e Diversidade Sexual na escola: por uma prática pedagógica inclusiva. João Pessoa: Editora Universitária, 2009.

CASTRO, M.G.C., ABRAMOVAY, M. SILVA, L.B.Juventudes e sexualidade. Brasília: UNESCO,Brasil, 2004.

CONSELHO Nacional de Combate à Discriminação. Brasil Sem Homofobia: Programa de combate à violência e à discriminação contra GLTB e promoção da cidadania homossexual. Brasília : Ministério da Saúde, 2004.
HENRIQUES, Ricardo et al (orgs). Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Brasília: MEC, Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007.

LIONÇO, Tatiana; DINIZ, Debora.Homofobia, Silêncio e Naturalização: por uma narrativa da diversidade sexual. In PSICOLOGIA POLÍTICA . VOL. 8. Nº 16 . PP. 307 - 324 . JUL - DEZ 2008.

LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 2ª Ed.Petrópolis: Vozes, 1997.

MOTT, Luiz O jovem homossexual: noções básicas de direitos humanos para professores, professoras e para adolescentes gays, lésbicas e transgêneros. IN Revista do Mestrado em Educação, UFS, v. 7, p. 95-102, Jul./Dez. 2003.

RIOS, Roger Raupp; SANTOS, Wederson Rufino dos. Diversidade Sexual, Educação e Sociedade: reflexões a partir do Programa Nacional do Livro Didático. In PSICOLOGIA POLÍTICA . VOL. 8. Nº 16 . PP. 325 - 344 . JUL - DEZ 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário